segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Voto

Eu sou o povo... sim, povo mesmo! Pois vou votar num candidato q me apertou a mão, q olhou nos meus olhos e sorriu, q me disse o motivo pelo qual deseja ser eleito... Vou votar. Tá, sei q o voto é obrigatório, mesmo q não fosse, eu ia votar igual... Porque já tem muita gente decidindo coisas por mim, escolhendo até a cor da minha roupa(vide "O Diabo veste Prada", qdo a Miranda dá aquele discurso impagável com relação ao q a bonitinha descuidada veste e q a mobiliza para a reforma). Chega de ser o cordeiro, o burrinho de padaria, a maria-vai-com-as-outras... E, na verdade, até na hora do voto, alguém escolheu por mim... pq não sou filiada a partido nenhum, então até a nominata deles não depende de mim! Droga, nem prá votar posso escolher!

2 comentários:

Adri disse...

Se todas as pessoas agissem com essa mesma consciência, não haveria gente que não faz nada lá no Congresso!

SheilaMelo* disse...

Eu tambem vou votar.
Ate porque nao tem escapatoria.
So que eu voto nulo. Sempre votei. E acredito que ate se mude o processo, e falo da forma como sao apresentados os candidatos, nao como sao eleitos, eu o farei.
Se pensares bem, nao há diferença entre nos. Nos duas vamos votar.
Nós duas vamos fazer uma escolha, A que mais cabe dentro de NOSSAS opções.
Parei de conversar sobre isso, quando percebi que as pessoas ouviam a minha escolha, mas nao ouviam o motivo dela, e ja partiam pra conversa indutoria sobre o meu direito/dever de ajudar a cidade/estado/pais a ter um futuro melhor, incluindo na mesma o fato de me mostrar compulsivamente o quanto alguns candidatos poderiam faze-lo. O que me parece e que nenhuma delas percebeu que eu sei disso. E que e justamente por isso que eu opto por votar nulo.

Cada pessoa tem o direito de escolher, e achar que seu candidato pode ajudar a melhorar a situaçao. Me reservo o direito de pensar que minha escolha tambem pode ajudar a melhorar a situaçao, fazendo uma coisa que minha mae chamava de 2ª resoluçao do problema: nao piorar.
Ressalto: acho muito bom que as pessoas escolham um candidato e confiem nele, pelo potencial de mudança e eficacia do sujeito. Acho otimo! Mesmo! E torço para que elas estejam certas.

Mas vou explicar porque acredito que minha opçao tambem possa ser uma forma de ajudar o sistema: Eu nao conheço candidatos, e certa vez pensei que a melhor forma de mudar minha opçao e passar a escolher um individuo ao inves de votar nulo, seria conhece-los. Percebi que nao se conhece alguem em um periodo estressante, muito menos um candidato, em periodo eleitoral. Julguei que minha decisao teria mais resultado se os conhecesse antes. Ledo engano. Nao os conheci, 1° pq era uma eleitora, 2ª pq nao era intima o suficiente e 3° porque pessoas que galgam um posto politico, acoplam na sua genetica, um cinismo e uma plasticidade. Mesmo que incosciente. E se pensarmos bem, e ate necessario a eles. Acredite, eu tenho uma sogra prefeita e sei que real.

Vejo o periodo eleitoral como uma grande anuncio, pois tudo o que vejo na tv, no radio, nos comicios, nos santinhos e ate nas festas e atividades em periferias, sao pessoas arrumadas, sorridentes, com aspecto saudavel (e que bom!)falando sobre uma campanha, que nao deixa de ser um produto neste momento, e me dizendo que teremos uma vida melhor se optarmos por eles. Agora me diga onde esta a diferença entre isso e um comercial de pasta de dente ou de sabao em pó, fora a gritante do produto e a validade?

Eu digo: A diferença nao esta em lugar algum. Todos vamos ao mercado comprar produtos, ou por indicaçao, ou pela propaganda sedutora/esperançosa, ou porque estudamos como e pra que e feito, ou porque ja o conhecemos. E todas as alternativas estao certas, e assim que funciona o mercado, as vendas e a disseminaçao de um produto. MAS, se ja nao o conhecemos, nao sabemos se o resultado sera o esperado. Na comparaçao com o politico, a diferença e que com este,o resultado vai mexer no nosso bolso, na saude da nossa filha de 3 anos que nao tem plano, e precisa de remedios caros e continuos ou do posto de saude de madrugada, na situaçao de agua/esgoto/ruas, e na segurança que vou ter ou nao, de sair de casa a noite e voltar inteira, inclusive com meus reais, celular e documentos no bolso.

Eu tenho poucas roupas caras,e nasci so com 28 dentes, mas nao me dou ao luxo de experimentar um sabao em po que nao conheço, por medo de estraga-las, assim como nao me dou ao luxo de usar uma pasta de dentes so porque no comercial todos tem 32 dentes, lindos. EU ainda so tenho 28 e preciso cuida-los bem. E EU funciono assim. Nao uso ou confio em coisas que nao conheço.

Nao acredito que o voto nulo seja a melhor forma de consertar a situaçao politica, e nao o faço por isso. Deixei ser revolucionaria ou politicamente ativa, quando tive que me preocupar com contas, casa, familia e pos graduação. Mas espero ansiosamente por uma mudança politica assim como você. Voto nulo por um simples motivo, como ja disse: nao conheço nenhum candidato o suficiente para confiar ou acreditar que seja o melhor para a cidade/estado/pais/eu, por 4 anos da minha vida. Se algum amigo ou conhecido fosse candidato e eu concordasse com suas propostas, entao teria um candidato. Porque eu conheceria o carater dele. Mas nao e assim, e entao prefiro abster-me da escolha. So isso.



(Sheila apavorada com o texto que escreveu O.O)


beijos, te amo!

Lis, to com uma coisa dentro do ouvido. sera q vou ficar surda O.o ?