sexta-feira, 18 de julho de 2008

Amizade

Sentir-se não é ser...
Sentir-se é individual e particular, não significando o compartilhamento do sentido com quem está perto (ou longe), independente de quão perto (ou longe) esteja o objeto do afeto.
Sentir-se não reflete a visão do objeto, reflete apenas a visão do sujeito do sentir.
Sentir-se só não significa estar, de fato, só. Pode-se estar só, no meio da multidão e isto já é quase lugar-comum, tanto no plano da fala quanto no da realidade. Significa q o sujeito experiencia internamente a sensação de ter um vazio em volta de si e, nele, nada penetra. Significa, na maioria das vezes, a negação do real, a negação do burburinho em volta de si. Ser também não é sentir-se. Ser, ao contrário, espelha uma outra posição: a do sujeito sujeitado ao objeto e suas ações. Relaciona o que vem de fora ao que se encontra aprisionado dentro. É qualidade, mais que pressuposto. Embora a realidade de ser não seja sempre reconhecida pelo sujeito como verdadeira, ela tem, da parte do objeto, uma validação incontestável. Assim, ser amado não significa sentir-se amado... Significa apenas q o objeto devota ao sujeito algo q este sujeito pode (ou não) compreender ou aceitar como seu. Significa q aquilo q o sujeito percebe muitas vezes está descolado do q o objeto propõe. O q se diz não é igual ao ouvido pelo(s) outro(s). O q se ouve não é igual ao q foi dito pelo(s) outro(s). Há, no espaço entre a boca q profere a palavra e o ouvido q a recebe, uma distorção natural. Ambos os polos desta troca associam um peso extra à palavra. Este peso é o interpretar, q se dá de acordo com o mundo interno daquele q fala/ouve. A fidelidade sempre se perde neste espaço, independente da intenção. Com frequência ocorrem mal-entendidos, difíceis de serem desfeitos, pois cristaliza-se em cada um, falante/ouvinte, a certeza do q foi falado/ouvido. Mesmo assim, vale tentar refazer o q não pode ser desfeito. É da amizade entender esta tentativa... É da amizade entender esta diferença... Volto a dizer: sentir-se não é ser... Quem fôr capaz de entender q as palavras foram ditas assim, é um(a) amigo(a). Bem vindo(a), então!

2 comentários:

SheilaMelo* disse...

Sentir-se....ser....
distancia, distorçao entre o que foi dito e que e ouvido.......
sujeito e objeto......

"..o mundo anda tao complicado, e hj quero fazer, tudo por voce....."

Seja e sinta-se, respeitada, admirada imensamente, amada, [idolatrada sadiamente tb] querida, critica por vezes, e elogiada na maioria delas, por mim.

E tu bem sabe ai dentro dessa coisinha pulsante do teu peito que tudo e real.

Sinta-se viva, por despertar qualquer tipo de sentimento que seja, em qualquer pessoa, porque tu sabe que quase sempre sao de boa intençao. E principalmente seja orgulhosa de sentir-se amada.


com um abraço pra la de apertado.... beijo...

te amo.

Adri disse...

lis, eu fico tão feliz! tão feliz em ler que tu pensas e sentes (ainda que sentir não seja) assim como eu.
então saiba: te entendo, como te entendo! e como sou! como sou sua... sua amiga
Beijos